Siga-me:

Testemunhos

O que dizem sobre Henrique Tigo

Henrique Tigo - Armindo Azevedo

Armindo Azevedo - AGM da GLLP/GLRP

Falar de Henrique Tigo é falar de amizade, generosidade e de fraternidade. Alguém que olha para todos com um enorme respeito, com amizade e com amor, e que procura transportar a esperança de que a sua vida é um bom exemplo. Multifacetado, criador e fazedor, as suas “artes” tocam-nos de forma diferente, mas não nos deixam indiferentes. O seu coração é enorme e bate por ele e por todos nós. Henrique Tigo é um Amigo. Bem hajas pelo teu exemplo meu querido amigo!
Henrique Tigo - Hernâni Carvalho

Hernâni Carvalho - Psicólogo e apresentador de TV

É sempre bom quando nos encontramos com artistas e amigos que valorizam o sentir a cultura e a liberdade de um povo. Henrique Tigo, tem alma de um grande artista e quem o conhece sabe bem quais são as suas inquietações, enquanto Homem, Cidadão e Artista. Só posso revelar que são as que realmente interessam e que eu partilho com ele…
Henrique Tigo - Carlos Alberto

Carlos Alberto - Artista

Henrique Tigo, parabéns pelo poeta que és, pelos valores que defendes e pelos projectos de vida, que não queres só para ti mas também para os outros. É sempre bom saber que ainda existem pessoas assim como tu, pessoas de boa fé que pensam mais nos outros que em si próprios. Provando que os valores de Abril ainda não morreram!
Henrique Tigo - Dom Duarte Pio de Bragança

Dom Duarte Pio de Bragança - S.A.R.

É através da pintura que o mundo se iluminava. Da pintura sabem os pintores e sempre foi assim desde o início da cor e da forma, da tonalidade e da luz, e ao contemplarmos a arte Henrique Tigo encontramos um artista genial e humano. Da sua inspiração saí arte beleza.
Henrique Tigo - Guilherme Leite

Guilherme Leite - Actor

O Henrique Tigo pinta, o homem escreve e ainda trabalha numa Instituição cuidando de pessoas necessitadas. Se depois de um dia de trabalho ainda se põe e escrevinhar poemas e a rabiscar numa tela... se calhar é a isso que se chama paixão pela arte. Uma doença terrível que dá muito a quem tem talento, que é sem dúvida o seu caso.
Henrique Tigo - Henrique Mendonça

Henrique Mendonça - Capitão do 25 de Abril de 1974

Com esta pequena peça teatral pretende Henrique Tigo dar a conhecer aos mais jovens os tempos tenebrosos que se viveram antes do 25 de Abril e os importantes passos que se deram no desenvolvimento do nosso Portugal.
Henrique Tigo - José Fanha

José Fanha - Poeta

Falar de Henrique Tigo é falar deste homem bom e generoso, deste homem apaixonado pela vida. A vida que é uma coisa lindíssima que algumas pessoas insistem em estragar…
Henrique Tigo - David

David - Jornalista

O Tigo é…. escritor, poeta, pintor, ... Temos um stradivarius da poesia, da escrita, da pintura perto de nós e não damos conta. Tanta palavra para dizer que a obra do colega Tigo deve ser apreciada com atenção.
Henrique Tigo - Francisco de Pina Queiroz

Francisco de Pina Queiroz - Actor, Declamador

A vontade de contribuir para um mundo melhor, apresenta-se constante na vida de Henrique Tigo.
Henrique Tigo - André Ramos Correia

André Ramos Correia - Oftalmologista

Henrique Tigo é dizer que se é amigo de coração cheio, de sentimento puro, honesto e de amor, afinal como em tudo o que ele coloca sempre que põe em prática um pensamento, numa peça, numa escultura, numa tela, ou, num livro.
Henrique Tigo - João Paulo Rodrigues

João Paulo Rodrigues - Cantor e actor

Henrique Tigo é um artista brilhante sem medo de ser sincero, que batalha com ideias e preocupações e que as coloca no papel em forma de poesia, mas de uma forma tão genial e em profunda liberdade.
Henrique Tigo - Sérgio Cintra

Sérgio Cintra - Administrador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Henrique Tigo completou no ano passado, quarenta anos de vida e vinte e cinco anos de uma vasta carreira artística, que representa e simboliza muitas das dimensões criativas da sua longa vida artística. Desenho, xilogravura, serigrafia, escultura e a pintura foram as formas de arte que utilizou e que apresentou em inúmeras exposições em Portugal e no estrangeiro.
Henrique Tigo - J. P. Blanchon

J. P. Blanchon - Critico de Arte

Aposto que daqui a uns anos, se continuar neste caminho, o Henrique Tigo deverá tornar-se um pintor bastante procurado. Com a sua vitalidade não duvido que irão aparecer oportunidades favoráveis que ele próprio irá criar se não aparecer em naturalmente.
Henrique Tigo - Joaquim Sousa

Joaquim Sousa - Jornalista e Escritor

Henrique Tigo é um "fiel" amigo, além de ser o tal Henrique, do "muito talento", da base educadora que o tornou numa pessoa de "valores vincados" e do "homem de causas".
Henrique Tigo - José Verdasca

José Verdasca - Presidente da Ordem Nacional de Escritores

Tem o leitor entre mãos o trabalho do Henrique Tigo, um artista historiador, que, naturalmente enxerga a história com a sensibilidade própria da estética e da poesia da vida.
Henrique Tigo - Miguel Boléo

Miguel Boléo - Programador

Estarei eternamente grato pelo dom da tua amizade na minha vida. O teu apoio e compreensão inabaláveis têm sido uma verdadeira fonte de conforto e apoio. Tu estás ao meu lado nos bons e maus momentos, e valorizarei sempre a tua amizade. Obrigado por seres um amigo tão maravilhoso.
Henrique Tigo - Mario Martin Guia

Mario Martin Guia - Antigo Grão Mestre

No equilíbrio do conjunto de poemas e pranchas desta obra de Henrique Tigo, destaco o poema de iniciação com um encadeamento perfeito que aos eleitores faz reviver com emoção o caminho para o fim da espera e o princípio dos novos caminhos de uma nova vida.
Henrique Tigo - José Moreno

José Moreno - Past Grão Mestre da GLLP/GLRP

Assim e este Bom Homem Polifacetado: Amigo, Livre, Artista, Gourmet/Gastrónomo. Afável, Sensível, Enfim... Maçon. Leiam este livro, deste escritor mas interpretem-no que não se arrependerão.
Henrique Tigo - Raul Rego

Raul Rego - Antigo Grão Mestre do GOL em 1995

Henrique Tigo é um pintor - livre dos Novos Tempos, é um poeta. Pois para podermos ver a sua pintura, primeiro temos que ler. É um pintor original e sensualista agarrado à grande esperança de um Mundo melhor.
Henrique Tigo - Paulo Sargento

Paulo Sargento - Prof. Doutor em Neuropsicologia Clínica

Ao lermos os poemas que o Henrique Tigo deixa cair em cima do papel sentimos a sua honestidade e isso transporta-nos para uma leitura efectivca. Onde a imagem mental e a palavra se tocam e uma forma tão bela.
Henrique Tigo - Manuel Geraldo

Manuel Geraldo - Jornalista

Henrique Tigo viveu a infância e grande parte da adolescência no Bairro Alto. Cenários e personagens de uma memória tão rica (e motivadora), através da qual perpassam redações de jornais já extintos, o conservatório nacional (local de trabalho dos seus pais), os bares e casas de fado, bailarinas e arlequins e da brasileira e suas tertúlias.
Henrique Tigo - Carlos do Carmo

Carlos do Carmo - Músico

Conheci o Henrique Tigo ainda puto, em Toronto no Canadá em 1996, numa exposição do seu pai, estava ele a dar os seus primeiros passos na pintura. Tornei-me visita casual das suas exposições, e fui-me tornando num apreciador da sua forma de pintar. Mas admito que gosto mais da sua poesia, ainda espero poder cantar um poema seu.
Henrique Tigo - Rui Zink

Rui Zink - Autor

É um exagero dizer que o Henrique Tigo pinta como o mestre Mourato, mesmo sendo seu filho, o pai é melhor mas o filho é uma amálgama de coisas, pinta, esculpe, escreve e faz poesia… Na arte do Tigo encontramos algo que ressalta os sentidos que não estavam lá - para passarem a estar. É nisto que ele é bonzinho. Continua pois és um verdadeiro filho do Pai.”
Henrique Tigo - Ana Paula Almeida

Ana Paula Almeida - Jornalista

De Morte e de vidas sobrevividas, vencidas, esquecidas, de angústias e sonhos, paixões e desejos, de Amor, liberdade e saudades nos fala Henrique Tigo.
Henrique Tigo - Joaquim Evónio

Joaquim Evónio - Poeta e Escritor

Ao olhar quer para as pinturas quer para os poemas de Henrique, estou perante um criativo pintor-poeta que venera a criatividade e nos convida para o banquete das suas emoções. Se uma imagem vale mil palavras, vamos ler os poemas sintéticos, insuflados pelo espírito do Autor e que, por sua mediação, se encontram hoje ainda mais presentes entre nós.
Henrique Tigo - Severino Moreira

Severino Moreira - Actor e Escritor

O Henrique Tigo de muitas artes é talentoso, e tem da amizade a generosa disponibilidade de quem se dá por inteiro, parceiro e cúmplice.
Henrique Tigo - Matay

Matay - Cantor

O Henrique ou o Tigo como muitos o chamam, é um Homem intenso e de relações impactantes. Eu diria que é impossível ficarmos indiferentes a ele ou à sua personalidade. Eu sinto que também fruto desta pluralidade que ele vive, por vezes também gera algum enigma à sua volta. Acredito que também tem os seus heterónimos. E todos eles artistas! Por outro lado é de referir uma das suas grandes virtudes. É alguém com quem se pode contar e nos dias que correm ter alguém com quem contar, é um privilégio. Gosto de o ter na minha vida! Um grande abraço amigo!
Henrique Tigo - Cristina Vaz de Almeida

Cristina Vaz de Almeida

Escreve bem. É um poeta moderno com uma alma ancestral. tenho todo o gosto em partilhar a sua arte que faz bem ao coração. Henrique Tigo , para os amigos, o TIGO, publicou agora o seu novo livro de poemas "Da pena do poeta ". Muitos já declamaram os seus poemas. Um apaixonado pelo mundo.
Henrique Tigo - Jorge Lopes

Jorge Lopes - Jornalista

Henrique Tigo, tem alma de um grande artista e traz-nos agora Estórias do Meu Eu, um livro biográfico, onde o autor nos fala de si, dos seus amigos, entre os quais destacamos Jorge Sampaio, Edmundo Pedro Fernando Valle, Altino Tojal entre muitos outros, fala-nos dos seus ídolos e ainda das suas inquietações, enquanto Homem, Cidadão e Artista. É uma aventura conviver diariamente com Henrique Tigo, Estórias do Meu Eu representa uma outra forma de sentir as suas aventuras e desventuras, tendo como arte, ser intenso em palavras e sentires.
Henrique Tigo - Altino Tojal

Altino do Tojal - Escritor

Frequentador ocasional de exposições, conhecia de Henrique Tigo pinturas de vanguardismo arrojado. Agora vejo-o cultivar também o retracto, na sua evolução de “Vultos da Cultura Portuguesa”. Numa galeria vinte e tal seres humanos retractados, já quase todos pó de cemitério, decidiu generosamente o artista incluir-me entre os dois ou três que continuam a respirar os ares deste mundo. Confidenciou-me ter sido útil ao seu propósito a leitura de alguma da minha obra literária, sobretudo “Os Putos”, onde, valha a verdade, outra coisa não fiz senão falar de mim e da minha vida ao derredor. Assim equipado, terá o pintor ambicionado transcender uma vulgar semelhança fisionómica, ir mais além, através da sua arte explorar-me a alma. Examino com atenção este retracto amargo e rude, esquivo, dir-se-ia inabordável. Fiel ao preceito délfico, há 63 anos que eu próprio venho procurando humildemente conhecer-me, e as minhas pesquisas interiores parecem aflorar de algum modo no retracto, não são grosseiramente desmentidas por ele.
Henrique Tigo - Vera Dias

Vera Dias - Geografa

Henrique Tigo, meu antigo colega de faculdade e hoje colega de profissão, tenho muito orgulho deste geógrafo que presenteia mais uma vez todos os geógrafos e não só, com mais um livro, uma segunda obra, deste seu curto percurso profissional.
Henrique Tigo - Vicente da Costa

Vicente da Costa - Crítico de arte

A sua arte é sempre usada com uma determinação, inteligência e o sentimento, entram em partes iguais que fazem do Henrique Tigo, um quase mestre do séc. XXI que irá acontecer com muito trabalho e um pouco mais de técnica o que não será difícil para quem já nós demonstra tal mestria.
Henrique Tigo - Fernando Lima

Fernando Lima - Grão-mestre do Grande Oriente Lusitano

Após séculos de rumores, presumes, dúvidas e questões, Henrique Tigo, maçom assumido, traz-nos a oportunidade de melhor conhecermos a maçonaria. Abre as portas às verdadeiras ideias e ideais desta sociedade discreta e não secreta. Henrique Tigo revela-nos neste livro o verdadeiro segredo da Maçonaria. E como a maçonaria se relaciona com o mundo, a porta das lojas maçónicas serão inteiramente abertas para quem quiser saber o que fazem dentro e fora dos templos os maçons.
Henrique Tigo - José de Azevedo Coutinho

José de Azevedo Coutinho

Henrique Tigo é um artista giro. Grande no tamanho, maior na sensibilidade, tal como no gesto. Não é difícil gostar do Henrique, nem da sua pintura. Difícil é parar de gostar. De ambos. Um Artista de quem se espera, com água na boca, a próxima obra.
Henrique Tigo - Nélio Pereira

Nélio Pereira

Henrique Tigo é um homem que dispensa apresentações, sobejamente conhecido no meio artístico, onde se destacou como escritor, poeta e pintor. Autor de obras marcantes e arrojadas, foi o primeiro poeta a falar sobre a Maçonaria nas suas obras e a se assumir como tal, o que representa uma grande coragem e ousadia. Quero terminar quero elogiar este homem. Este artista. Este Henrique Tigo que nunca se vendeu nem se trocou por bens matérias e com quem eu comungo os valores morais e de carácter.
Henrique Tigo - Nuno 30 de Sá

Nuno 30 de Sá - Jornalista e Poeta

Henrique Tigo já tocou o céu, ao buscar a descodificação da mulher, esse ser tão vital como desconcertante, já a homenageou na poesia e na escultura, mas, sobretudo, substantivou-a pelo traço-domínio do sentir, foge à rigidez das palavras voa mais alto e fixa-se pela imagem. Ora, acontece que o Henrique Tigo é, em relação à mulher, um pouco das personagens dum livro: eremita, alfaiate, constantino,sedutor... Ele apaixona-se, constantemente por essa diversidade filosófica, Sexo –Vida - Amor.
Henrique Tigo - Infante do Carmo

Infante do Carmo - Crítico e Editor de Arte

Henrique Tigo que pelas cores e formas, faz relembrar a linha pictórica de Paul Klee, irá certamente evoluir ainda mais, dado que o seu poder criativo é constante, aliado à vontade de triunfar no campo tão vasto e complexo como é o das Artes Plásticas.
Henrique Tigo - Henrique Madeira

Henrique Madeira - Escritor

Henrique Tigo revela um percurso muito interessante, enriquecido, cheio de força e de talento, pois nunca nos deixa indiferentes. Curiosamente, as cores fortes e os tons são tratados com relevância e tocam-nos na sensibilidade devido a determinada peculiaridade. Henrique Tigo patenteia uma forma bem expressiva, espontânea e igualmente fraterna no seu desejo de criar, atingindo belos momentos. Eis, pois, itinerário heterogéneo mas portador de um manancial que irá robustecer-se cada vez mais, na sua centelha de afirmar-se e de se realizar no artístico e na técnica das Artes Plásticas, a visionar boas produções e na obtenção de um lugar justo.
Henrique Tigo - Ricardo Amaro

Ricardo Amaro - PhD Student | Master of Technology | ISCTE

Fogem desalmados pelos corredores mentais deste jovem artista os conceitos de movimentos passados. Como seu amigo, imagem de um quase actor, acredito na sua sincronia com a criatividade contemporânea e a ruptura com a onda anti - cultural que se cria nas cristas do mundo. Com a sua obra espero a assimilação do “algo - explicito” com abordagem ao ser e do seu próprio motivo de pintar. Uma comunicação e uma pintura necessária e urgente ao mundo contemporâneo.
Henrique Tigo - Altino Tojal

Altino Tojal - Escritor

Henrique Tigo manifesta, em alguns quadros, a sua ligação ao Alentejo apesar da sua vivência urbana. Não é difícil augurar um futuro brilhante no difícil campo da pintura a quem já nos demonstra um traço muito original.
Henrique Tigo - Ana Teixeira

Ana Teixeira - Profª. de História de Arte

Henrique Tigo é um forte o que faz dele um curioso que tem necessidade de um grandioso espaço (físico e mental) para acalmar a sua sede de vida. Adapta-se facilmente a tudo o que o rodeia às vezes oscila entre dois mundos o da solidão e o da vida em sociedade e a uma dúvida que é a sua confiança. É muito criativo como se vê na sua maneira própria de pintar e recriar o já criado. No fundo é um eterno apaixonado que se tenta dominar apostando num quotidiano artístico seguro em que todos acreditam excepto ele próprio e assim é a sua pintura; Aventurosa, Simpática, Artística que vale a pena; Ver, Respirar, Ler e porque não até talvez AMAR...
Henrique Tigo - Luís Graça

Luís Graça - Escritor

Dizer que gostei é dizer quase nada. E, já é dizer muito porque o receio do desgosto é sempre grande. Estas peixeiras, indiscutíveis e estilizadamente peixeiras, não precisam de ser ruidosas para se salientarem. Quase sempre mosqueteiras, (em quarteto sem D' Artanhan) por vezes trio de reis magos, são peixeiras fadadas pelo imobilismo o que não chega a ser defeito mas feitio. A luz destas peixeiras é uma luz vital, com fundos nacionalistas, verdes e vermelhos. Peixeiras fugitivas das profundidades de Cousteau, peixeiras que saem da bruma com recados de D. Sebastião. Peixeiras tranquilas, que não agridem, mesmonas telas mais escuras. Também trio de peixeiras em Ballet Rose, com taças de champanhe "Drink Pink". Henrique, Presidente, Camarada, Pintor que a frescura destas peixeiras te inspire o pincel e te dê sempre na guelra.
Henrique Tigo - João Nunes Resende

João Nunes Resende - Jornalista

Henrique Tigo é uma personagem enigmática que a todos envolve na magia das suas telas. Eterno apaixonado pelo universo feminino, ele coloca toda a sua alma em cada traço, em cada gesto seu. As suas obras reflectem uma personalidade artisticamente forte, marcada pelos Mestres Matisse, Chagall e Paul Klee através da utilização selvagem das cores na sua totalidade, mais pura e pela liberdade com que as cores se expandem, pela pureza das telas ficando assim maravilhosas obras inesquecíveis.
Henrique Tigo - Edgardo Xavier

Edgardo Xavier - Crítico de arte

Henrique Tigo é actualmente um dos mais promissores pintores de Portugal. Tendo já uma vasta obra e diversas fases da sua pintura; das mulheres ao Alentejo passando pelos animais e caricaturas estando agora na pintura objecto – Tigo acercou-se do Neo-realismo e da arte abstracta, sem contudo se lhes entregar, A sua arte é sempre usada com uma determinação, inteligência e o sentimento, entram em partes iguais que fazem do Henrique Tigo um quase mestre do séc. XXI que irá acontecer com muito trabalho e um pouco mais de técnica o que não será difícil para quem já nós demonstra tal mestria.
Henrique Tigo - Carlos Janela

Carlos Janela - Gestor Desportivo

Por que razão, o Henrique Tigo é uma pessoa marcante? Será que é por ser poeta, escritor, pintor, escultor, gastrónomo ou professor? Claro que não! O Henrique Tigo é uma pessoa marcante porque é um Ser Humano maravilhoso. Uma pessoa com valores e principios humanistas muito bem definidos. A sua poesia, os seus textos, as suas pinturas e esculturas, os seus gostos, são expressões de tudo que o Tigo é como Ser Humano. Não temos um cérebro para cada actividade ou para cada função da nossa vida. Temos apenas um cérebro de onde emana tudo quanto somos na vida real. São os outros, os nossos familiares, os que trabalham connosco ou os nossos amigos mais próximos que têm o direito de avaliar o que realmente somos como pessoas. O Henrique Tigo pela elevação e pela fraternidade nas suas relações Inter-pessoais, é reconhecido e distinguido pelos seus amigos, como uma pessoa marcante e especial. Bem hajas Tigo!
Henrique Tigo - José Manuel Anes

José Manuel Anes - Antigo Grão-mestre da GLLP/ GLRP

O MQI e RI Henrique Tigo tem dado ao longo dos anos prova do seu entudiasmo e da sua capacidade de mobilizacao dos Irs. Para iniciativas da sua Loja e para outras de convergencia com outras Lojas vomo por exemplo a minha Loja Teixeira de Pascoaes. Por tudo isto te saudo fraternalmente e te desejo continuidade no teu trabalho quer maçónico quer artístico.
Henrique Tigo - Agir

Agir - Músico

Henrique Tigo é desbocado mas sabe onde o segredo se guarda.
Abrutalhado mas sabe onde a ternura mora.
Atabalhoado mas anda sobre brasas.
Sei-lhe o nome mas chamo-lhe irmão.
Henrique Tigo - Agir

Bruno Prekatado - Prof. Belas Artes da Esc. Sec. António Arroios

Henrique Tigo, o cavaleiro multifacetado, deixou um legado notável através de suas obras como desenhista, pintor, escritor e poeta. Seus livros revelam os mistérios da maçonaria de forma transparente, sem ocultar nada, enquanto seu avental simboliza seu compromisso em desbravar e compartilhar conhecimento. Sua abordagem abrangente em suas criações destaca a profundidade e a riqueza da tradição maçónica, oferecendo uma visão única e esclarecedora para aqueles interessados em explorar esse universo fascinante.

Seus poemas transcendem o tempo, inspirando reflexão e contemplação sobre a busca do conhecimento, a fraternidade e a busca pela verdade. Cada verso é uma peça do quebra-cabeça da alma humana, convidando o leitor a mergulhar nas profundezas do ser e explorar os mistérios do universo.